Tayse Martins tinha 38 anos, era fisioterapeuta, esposa de um delegado regional e morava em Águas Lindas de Goiás, no Entorno do DF
A fisioterapeuta Tayse de Sousa Martins, de 38 anos, esposa do delegado regional de Águas Lindas de Goiás, Cleber Junio Martins, morreu nessa terça-feira (13/12), após complicações no parto. Ela foi diagnosticada com a rara síndrome de Hellp e chegou a ficar 17 dias hospitalizada. No entanto, não resistiu.
A filha do casal, Marcela, sobreviveu e está em casa com a família. A criança nasceu com 35 semanas e permaneceu por cerca de 12 dias na unidade de terapia intensiva (UTI), antes da alta médica. Tayse e Cleber são pais de um menino de 11 anos.
De acordo com Cleber Junio, Tayse fez o parto em um hospital particular de Brasília, na última semana de novembro. Ela ficou internada na unidade de saúde, mas não resistiu.
Ele lamentou a perda da esposa, ao portal G1. “Era uma pessoa espetacular. Vivia para a nossa família, cuidar do nosso filho. Pessoa simples, amorosa e dedicada. Deus nos dará forças”, disse Cleber Martins.
Complicação rara
A síndrome de Hellp é uma complicação obstétrica grave, pouco conhecida e de difícil diagnóstico, que pode causar a morte da mãe e também do bebê. É chamada de síndrome porque envolve um conjunto de sinais e sintomas, e Hellp, em razão da abreviação dos termos em inglês que querem dizer: H: hemólise (fragmentação das células do sangue); EL: elevação das enzimas hepáticas, e LP: baixa contagem de plaquetas.
É importante lembrar que as plaquetas são células que auxiliam na coagulação sanguínea. Por isso, um dos sintomas dessa síndrome é a hemorragia.
Embora ocorra isoladamente, a síndrome de Hellp geralmente aparece como sendo uma complicação da pré-eclâmpsia, que é a hipertensão gerada pela gravidez. Especialistas calculam que cerca de 8% das mulheres que sofrem de pré-eclâmpsia desenvolvem a doença.
Os sinais e sintomas da síndrome de Hellp podem ser facilmente confundidos com os da pré-eclâmpsia grave, que são dor na parte alta ou central do abdome, dor de cabeça, náuseas, vômitos e mal-estar generalizado.
Pesar
Por meio das redes sociais, a Polícia Civil de Goiás (PCGO) lamentou a morte de Tayse.
“A Polícia Civil de Goiás manifesta seu mais profundo pesar pelo falecimento de Tayse de Sousa Martins, esposa do delegado Cleber Junio Martins, regional de Águas Lindas. Tayse teve complicações no parto. Que Deus conforte sua família e amigos nesse momento de tristeza e dor”, diz a nota.
Menina foi levada ao hospital e, na unidade de saúde, um médico acionou a PM; criança passou mal e apresentou sinais de nervosismo
Um jovem de 22 anos é suspeito de abusar sexualmente de uma menina de 7 anos que era cuidada pela esposa dele. Segundo a Polícia Militar, a criança chorou, vomitou e ficou agitada, com sintomas de Síndrome do Pânico, ao ser levada para casa da mulher. A vítima foi levada a uma unidade de saúde e, no local, um médico acionou a corporação.
O caso foi descoberto nessa terça-feira (13/12), em Goiânia. O homem chegou a ser detido, no entanto, foi solto por não haver flagrante.
De acordo com a PM, a menina relatou que os abusos começaram no fim de novembro. A criança contou que o homem passava a mão pelo corpo dela, inclusive, nas partes íntimas, e a obrigava a passar a mão nele também.
O caso será investigado pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente.
Isabella Lacerda, de 20 anos, foi ameaçada com arma, torturada e espancada por Thiago Brandão Abreu, 40, por cerca de três horas
A estudante de direito Isabella Lacerda, de 20 anos, sofreu uma sessão de tortura e espancamento do agora ex-namorado Thiago Brandão Abreu, de 40 anos. Ela foi agredida com mordidas, socos e coronhadas de arma de fogo por cerca de três horas. O caso aconteceu em Goiânia.
Isabella estava em uma festa de família na sexta-feira (9/12), durante o jogo da Seleção Brasileira, quando ligou para o então namorado por chamada de vídeo acidentalmente. Ao ver a garrafa de cerveja nas mãos da companheira, ele a xingou e foi buscá-la. “Vai pagar caro” e “Vai se fuder”, escreveu Thiago.
Ao chegar na casa de Isabella, ele pediu para que ela fosse até a porta e ameaçou a família, para que não a acompanhasse. Ao sair, a jovem ficou sob mira da arma de Thiago e foi obrigada a entrar no carro. Ele, então, ficou andando de carro pela região enquanto a agredia dentro do veículo.
“Ele me bateu muito, muito mesmo. Chegou uma hora que eu achei que iria desmaiar… Chegou um momento que eu achei que ia morrer mesmo, porque eu tinha certeza que ele ia me matar”, descreveu. Ela também teve partes do cabelo arrancadas e está com o corpo repleto de hematomas.
Isabella conseguiu se salvar quando mandou a localização para a mãe, que foi buscá-la. Na madrugada de sábado (10/12), ela foi até uma delegacia, onde registrou o caso e pediu medidas protetivas contra Thiago. O casal estava junto há onze meses.
De acordo com a Polícia Civil, Thiago foi preso em flagrante nesta segunda-feira (12/12) e encaminhado para audiência de custódia. O Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) não informou se ele continua preso, uma vez que o processo corre em segredo de Justiça.
A jovem confirmou, por seu Instagram, que o ex-namorado foi preso preventivamente e também informou que teve o pedido de medida protetiva negado. “Não to conseguindo assimilar bem o acontecimento”, desabafou. “Agora vou ter que ver com o advogado pra saber o porquê de não ser concedida e vou tentar descansar.”
O pai de Sophia Emanuelly Batista Madureira, menina de 5 anos que morreu eletrocutada na quadra QNP 24 na última sexta-feira (9/12), ficou sabendo da morte da filha quando viu uma foto dela na televisão, no sábado (10/12). Victor Hugo, 28 anos, está preso por tráfico de drogas no Complexo Penitenciário da Papuda. Antes do sepultamento, marcado para 14 horas deste domingo (11/12), o serviço funerário levou os corpos de Sophia e das outras duas vítimas - Karina Madureira da Silva, 17 anos e Kelvin Michel Madureira de Andrade, que também eram da família - até a penitenciária para que Victor Hugo pudesse se despedir.
De acordo com Michely Madureira, irmã de Kelvin e tia de Karina e Sophia, os três eram muito extrovertidos. "Kelvin era um menino exemplar. Não era de ir a festas. Ia para casa, escola e Igreja. Karina tinha começado a viver agora. Ela adorava jogar bola, baralho e Uno", disse ela.
A Neoenergia informou, em nota, que disponibilizou profissionais de Assistência Social e Psicológica, que "estão em contato direto com os familiares prestando suporte em todas as etapas do luto vivido, incluindo a cobertura completa das despesas funerárias e de logística para os familiares". Michely Madureira, irmã de Kelvin, confirmou que os custos funerários foram pagos pela companhia, mas alega que não estava ciente sobre o apoio psicológico.
O caso
A tragédia aconteceu sexta-feira à noite, na quadra QNP 24, em Ceilândia, quando um fio de alta tensão despencou, levando Karina, Kelvin e Sophia a sofrerem uma descarga elétrica e perderem a vida. Os moradores da quadra tinham acionado a empresa Neoenergia, responsável pela distribuição de energia elétrica em Brasília. Há seis meses, pediram a troca do fio que, segundo eles, estava quase se rompendo e soltava faíscas constantemente. Em vez de substituí-lo, a empresa teria feito um reparo. A companhia só efetuou a troca do fio na manhã de sábado, após a tragédia.
O velório das três vítimas ocorrerá hoje, às 14h, no Cemitério Campo da Esperança de Planaltina, capela Templo Ecumênico. O sepultamento será às 16h30.
Por muito pouco, uma garota não foi atingida por um carro que capotou em Águas Lindas de Goiás, no Entorno do Distrito Federal. Câmeras de segurança registraram o momento em que o carro desce a rua em alta velocidade e bate contra um supermercado, três segundos após a passagem da menina.
O acidente aconteceu na quarta-feira (7/12). Outras duas mulheres que passavam pelo local também escaparam do acidente
O Corpo de Bombeiros de Goiás foi acionado para a ocorrência e o motorista foi encaminhado para atendimento médico em uma hospital. Pelas imagens é possível notar que o veículo ficou virado e destruído.
.A calçada do estabelecimento também acabou danificada.
A jovem Nicole Maria Ferreira, acusada de matar o namorado com uma agulha de narguilé, teve a absolvição negada pela juíza Patrícia Carrijo, que determinou a marcação do julgamento. A defesa da ré alega que ela agiu em legítima defesa ao ser agredida pelo então namorado, Adailtom Gomes Abreu, durante uma briga.
O crime ocorreu em Aparecida de Goiânia, na região metropolitana da capital goiana, em setembro de 2020.
Inicialmente, Nicole foi denunciada por homicídio qualificado, mas, em junho deste ano, decisão judicial mudou a tipificação do crime para lesão corporal seguida de morte. A jovem responde ao processo em liberdade.
Reação
Na decisão que mudou a tipificação do crime, o juiz Leonardo Fleury Curado Dias afirmou que evidências apontam que Nicole Maria foi agredida e ameaçada de morte pelo então companheiro antes de reagir com a agulha do narguilé.
“Adailton começou a quebrar vários móveis e objetos e, em seguida, segurou a declarante pelo pescoço, na tentativa de agredi-la. Uma vez que poderia [Nicole Maria] ter desferido mais golpes na vítima, já que não tinha ninguém para impedi-la, e mesmo assim não o fez”, escreveu o juiz.
Com isso, a jovem será submetida a um julgamento comum e, caso condenada, pode pegar pena de 4 a 12 anos de prisão.
O caso
Adailton Gomes Abreu, 24 anos, morreu em 18 de setembro de 2020 no Residencial Village Garavelo, após uma discussão por pastel de feira. Ele foi atingido no coração. No ano seguinte, o Ministério Público fez a denúncia. O processo correu com audiências de instrução e, em 29 de março de 2022, o juiz mudou a tipificação do crime.
Conforme o relato do promotor de Justiça Milton Marcolino, no dia do crime, a jovem saiu com o namorado e duas irmãs dele para comer em uma feira. Durante o passeio, o casal teve uma discussão, e a briga continuou quando chegaram à casa de Nicole, local onde a vítima foi atingida e morreu.
Morte
Inicialmente, a suspeita era de que Adailton teria sofrido um infarto, no entanto, de acordo com o delegado responsável pela investigação, Eduardo Rodovalho, a equipe notou a perfuração com a agulha. O objeto é usado para furar o papel alumínio que encobre o carvão no narguilé.
Durante as investigações, Nicole disse à polícia que o namorado tinha partido para cima dela com um narguilé quebrado e, para se defender, ela acabou o atingindo com a agulha. A jovem também relatou aos policiais que ficou desesperada na hora, pois não esperava que ele morresse.
Ao fim do inquérito, Nicole foi indiciada. À época, o delegado explicou que Nicole não foi presa por entender que não havia os requisitos determinados pela lei, pois ela se apresentou após o homicídio e estava colaborando com as investigações. A polícia também descartou a participação de outra pessoa no crime.
De acordo com Eduardo Rodovalho, o casal tinha uma relação “tumultuada”, permeada por brigas e discussões.
Publicado em: 08 de dezembro de 2022 às 04:10 Última atualização: 08 de dezembro de 2022 às 04:22
Em clima de festa e alegria, envolvendo toda magia que o Natal oferece, a Prefeitura Municipal de Águas Lindas, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Secretaria de Economia, entregou nesta quarta-feira (7), para a população de Águas Lindas um show de luzes para esse natal, com apresentações, casa do Papai Noel, uma floresta encantada toda iluminada e um show de prêmios, além disso foi inaugurada a maior árvore de Natal de Brasília e entorno com 35 metros de altura.
O grande show contou com a participação de mais de 10 mil pessoas, localizado na praça Bíblia no Jardim Brasília, a ação faz parte do “Natal Luz em Águas Lindas”, iniciativa que visa fortalecer o sentimento natalino, levando para a população um ponto turístico nas festas de fim de ano.
Na ocasião o Prefeito Dr Lucas Antonietti, ressaltou que está muito feliz em poder proporcionar essa grande festa para a população.
“Ano passado nós fizemos o Natal Luz , o planejamento foi para que esse ano fosse melhor ainda, nós trouxemos a maior árvore do entorno, a mesma que eu vi em Lisboa (Portugal), e eu fiz questão de trazer para Águas Lindas onde a população vai poder entrar e festejar’, disse.
Para a moradora do município, Hellen Karine, o Natal é um momento mágico, ela ressaltou que mora em Águas Lindas há 21 anos, desde que nasceu e que nunca tinha visto algo tão lindo assim.
“A árvore está muito bonita, ano passado a decoração ficou maravilhosa, mas esse ano ela está mais linda ainda, hoje trouxe a minha filha Jade pela primeira vez e ela está amando”, contou.
O Secretário de Cultura e Turismo, Denildson de Oliveira, comemorou o segundo ano de Natal Luz.
“A expectativa é muito grande para essa grande festa de Natal, esse ano está melhor ainda com a nossa árvore de 35 metros, a população de Águas Lindas merece essa linda festa”, disse.
Natal de Prêmios
A Prefeitura fechou uma parceria com os comerciantes do município para a realização da campanha Natal Luz e Prêmios. A campanha irá sortear diversos prêmios para quem comprar nas lojas que tenham o CNPJ cadastrados no município. O consumidor que realizar compras acima de R$100,00, poderá trocar as notas fiscais por cupons para concorrer aos prêmios que vão desde um carro, a premiações em dinheiro. A iniciativa além de fomentar a economia local, pode gerar um crescimento na receita do município incentivando também a emissão da nota fiscal.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Cristiano Rodrigues, falou da importância da iniciativa para o comércio local.
“A intenção é valorizar os pequenos empresários do comércio local, com o incentivo a partir do sorteio de prêmios, além de motivar o consumidor a comprar, gerando renda, empregos e receita de tributos”, disse.
Brinquedos e lanche para todos
Além de toda a diversão, a Prefeitura por meio da Secretaria de Assistência Social Cidadania e Juventude em parceria com a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), proporcionará a distribuição de mais de 19 mil brinquedos.
A Secretária de Assistência Social Cidadania e Juventude, Aline Amaro, destacou que é uma grande felicidade para as crianças do município.
“Tudo está sendo feito com muito carinho e amor para que as nossas crianças recebam esses brinquedos, gostaria de agradecer ao nosso Governador Ronaldo Caiado e a sua esposa Gracinha Caiado, que nos entregou esses brinquedos”, completou .
Além da distribuição de brinquedos estão sendo distribuídos, cachorro quente, refrigerante, pipoca e algodão doce para a população.
Em decorrência da denúncia da avó de uma criança de 7 anos, um homem de 31 anos foi preso por estupro. Segundo informações da Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) da capital goiana, o indivíduo é ex-padrasto da vítima.
A prisão ocorre nesta quarta-feira (7/12). De acordo com a corporação, as investigações começaram depois de a avó materna da menina ter notado sinais de sangramento e puberdade precoce na criança, que estava com período menstrual ativo, tendo apenas 7 anos.
Conforme explicação da polícia, no decorrer dos procedimentos de encaminhamento e atenção à saúde da criança vítima de violência, foi possível verificar que o autor das práticas delitivas era o ex-padrasto da menina.
O homem, que é natural do estado do Pará, inclusive, estava em processo de fuga para o estado natal.
O autor do crime foi preso preventivamente. Com ele, foi encontrado um simulacro de arma de fogo, o qual foi apreendido pelas autoridades.
Segundo a corporação, criança de 10 anos tentou defender a mãe de agressões. Caso aconteceu em Uruaçu, no norte de Goiás
Uma criança de 10 anos esfaqueou o pai em Uruaçu, no norte goiano. Segundo informações da Polícia Civil de Goiás (PCGO), o menino o atingiu com um golpe na barriga, para defender a mãe de uma agressão. O homem teria ingerido bebidas alcoólicas e batido na mulher, que relatou passar por uma crise no casamento.
O caso ocorreu na noite de domingo (4/12). De acordo com o delegado responsável pelo caso, Peterson Amin, a PM de Goiás foi acionada para atender a ocorrência e, ao chegar no local, encontrou apenas o homem ferido e a mulher, que negou qualquer tipo do agressão.
A criança havia sido retirada do local por familiares.
De acordo com o delegado, o homem foi encaminhado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Estadual do Centro-Norte Goiânia (HCN), onde segue internado, com estado de saúde estável. A família foi levada à delegacia por falta de provas do ocorrido.
o delegado afirmou que não haverá responsabilização do crime, já que o menino não teve a intenção de matar o pai, apenas de defender a mãe da agressão. Segundo ele, o homem não foi preso em flagrante em razão do estado de saúde.
Violência
a conselheira tutelar Keila Silva disse que a criança não tem histórico de agressividade e nenhuma passagem pelo Conselho Tutelar ou pela polícia. Segundo ela, a briga começou quando a mulher voltou da igreja e foi buscar o marido, que bebia na casa da irmã. A mulher contou a Keila que o marido estava bêbado e queria dirigir o carro cheio de crianças. Ela não permitiu e os dois discutiram.
“Ele [o marido] não aceita ela [a esposa] ter redes sociais. Ela tinha postado uma foto com o menino, e ele perguntou por que ela estava postando e começou a briga. Ele deu tapas, murros e, nesse momento, a criança foi na cozinha pegou a faca, o golpeou na barriga, e ele falou: ‘Uai, filho, você furou o papai?’”, descreveu a conselheira tutelar Keila Silva à emissora.
A conselheira acrescentou que o menino está em choque e não assimilou o que fez. Segundo Keila, no momento da briga, ele só pensou em defender a mãe. “A criança vai continuar com a mãe, e o pai não vai voltar para casa. Ela vai fazer uma medida protetiva, e esse é o fim do casamento. A criança vai estar segura, o que puder fazermos de monitoramento, segurança e proteção vamos fazer”, destacou Keila.
A mãe do menino contou que o marido era violento e, há três meses, sofria agressões, mas tinha medo de terminar o relacionamento. O homem tinha uma arma guardada no cofre de casa.
Arma apreendida
De acordo com o delegado Peterson Amin, a arma do homem foi apreendida. “Está legalizada e tem registro, no entanto, foi apreendida”
O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu, nesta segunda-feira (5/12), o aumento de 25% no valor das passagens,de ônibus entre cidades do Entorno do Distrito Federal até a região do Plano Piloto. A decisão atende a um pedido do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), que solicitou a suspensão imediata do reajuste do transporte interestadual.
Para o magistrado, o aumento não foi debatido previamente e impacta profundamente a população local. "Com efeito, tamanha elevação tarifária, sem que tenha havido debate prévio nem demonstração dos critérios técnico-financeiros adotados para estimá-la, traz, inequivocamente, risco de dano grave à população da RIDE e entorno, público vulnerável a alterações abruptas no valor de bens e serviços de que dependem diariamente, como ocorre com o transporte coletivo de passageiros", escreveu
A decisão é liminar, ou seja, provisória, e vale até que ocorra um novo entendimento. "Ante o exposto, em exame de cognição sumária e provisória, concedo a tutela de urgência para determinar a suspensão do reajuste tarifário autorizado pela Portaria nº 176, de 1º de dezembro de 2022, da lavra da Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal, até ulterior manifestação deste Relator", diz o documento.
Aumento nas passagens
Na ação levada ao Supremo, o governo de Goiás alega que “as viagens para o Plano Piloto de Luziânia (GO) e de Planaltina (GO) passarão a custar, respectivamente, R$ 9,25 (nove reais e vinte e cinco centavos) e R$ 9,80 (nove reais e oitenta centavos) — em detrimento dos valores atualmente cobrados para os mesmos trechos: R$ 7,40 (sete reais e quarenta centavos) e R$ 7,85 (sete reais e oitenta e cinco centavos)”.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) afirmou que a alteração anunciada pelo governo do Distrito Federal está em "conformidade com as normas vigentes".
A Secretaria de Transporte de Mobilidade do Distrito Federal (Semob) justificou o aumento devido a "estudos técnicos desenvolvidos pela Secretaria de Mobilidade concluíram que o reajuste das passagens é necessário para evitar o colapso do transporte do Entorno"
Quem mora em Águas Lindas há mais de 20 anos, sabe o quanto a cidade mudou em termos de infraestrutura. A duplicação da BR-070, viaduto, passarelas dentre outras obras importantes que melhoraram a qualidade de vida no município.
Desde o final do ano passado, a atual gestão tem trabalhado de forma a continuar o avanço do desenvolvimento da cidade, a exemplo do evento de fim de ano realizado pela primeira vez em dezembro de 2021, o Natal Luz.
Luzes pelas marginais, rotatórias, avenidas comerciais e na principal avenida do centro da cidade, a Avenida JK, mudam o cenário à noite na cidade de Águas Lindas. É um momento especial que impacta positivamente quem visita a cidade.
O Natal este ano será mais uma vez um show de luzes e de cultura realizados pela prefeitura de Águas Lindas.
A Praça da Bíblia mais uma vez será o palco principal dos eventos promovidos pela Secretaria de Cultura e Turismo. As atrações vão deste shows pirotécnicos a apresentações musicais, distribuição de brinquedos gratuitamente e a maravilhosa árvore de natal de 32 metros que já está em fase de instalação.
Águas Lindas mais uma vez dá um show cultural neste fim de ano e se destaca dentre os municípios do entorno do Distrito Federal e no estado de Goiás.
O homem que confessou ter matado adolescente Luana Marcelo Alves, de 12 anos, o ajudante de pedreiro Reidimar da Silva, de 31 anos, admitiu ter estuprado a menina depois de matá-la estrangulada, praticando necrofilia
A informação foi confirmada pela delegada responsável pela investigação, Caroline Borges. Segundo ela, a revelação aconteceu durante depoimento formal à corporação.
Reidimar foi transferido do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (Decap) para a Penitenciário Coronal Odernir Guimarães (POG), no Complexo Prisional, em Aparecida de Goiânia, na região metropolitana da capital goiana na tarde dessa sexta-feira (2/12).
Inicialmente, ele relatou que tinha tentado estuprar a menina, mas em razão da negativa da garota, teria cometido o homicídio. Ele não ainda não teve defesa apresentada.
Comoção
A morte de Luana gerou grande comoção em Goiás. A menina foi morta pelo vizinho, depois de ter saído para comprar pão, nas proximidades de casa. Os restos mortais da garota foram sepultados nessa sexta-feira (3/12), em Goiânia.
A despedida póstuma aconteceu na Igreja Batista Vida, no setor Madre Germana II, mesmo bairro onde o crime aconteceu e também onde a família mora. Em frente ao caixão fechado, os pais, familiares e amigos prestaram homenagens à menina.
Emocionado, o pai da vítima, Robson Marcelo, acompanhou o velório ao lado da esposa e mãe de Luana, Jheiny Hellen Alves. “Coração destruído. Não só o coração, os planos, minha vida pessoal, dentro de casa. Ele conseguiu destruir tudo”
Crime
O corpo de Luana foi encontrado na terça-feira (29/11), no quintal da casa do ajudante de pedreiro Reidimar Silva, de 31 anos. O homem confessou ter matado a vítima estrangulada. Antes de enterrar o corpo, ele ateou fogo na menina e cimentou o local, dificultando a ação da polícia.
A menina desapareceu no domingo (27), depois de ir à padaria nas proximidades de casa. Ele teria convencido a menina a entrar no carro dele dizendo que devia dinheiro aos pais dela, que têm uma distribuidora de bebidas, e faria o pagamento.